Explicação das regras de segurança de cadeiras auto: O que representa uma etiqueta ECE R44/04? 

Ao comprar uma nova cadeira auto, é melhor ter a certeza de que esta é confortável e segura para o seu filho. Também é essencial que compre a cadeira certa e que esta esteja em conformidade com as normas de cadeiras auto. Existem duas normas diferentes a ter em consideração: a ECE R44 e a UN R129 (também conhecida como i-Size). Neste artigo, explicamos o que representa a etiqueta ECE R44/04 para poder decidir se esta é a norma adequada para si e para a criança. 

Etiquetas ECE R44/04 

Verifique se na parte inferior ou lateral da cadeira auto se encontra uma etiqueta laranja impressa. A etiqueta de homologação laranja ECE R44/04 certifica que a cadeira auto está em conformidade com os requisitos básicos de segurança, conforme definidos na norma europeia de segurança ECE R44.  

 Qual é a diferença entre a norma ECE R44 e a i-Size? 

O outro tipo de etiqueta de homologação que poderá encontrar é uma etiqueta i-Size. A norma ECE R44 tem por base o peso da criança. As cadeiras auto i-Size têm por base o comprimento da criança. Saiba mais sobre a norma R44 versus R129

 O meu filho pode viajar em qualquer cadeira auto com um código ECE R44? 

Não. As cadeiras auto ECE R44 dividem-se em grupos de acordo com crianças de diferentes idades. Os grupos estão divididos em 0+ (do nascimento aos 13 kg), 1 (dos 9 aos 18 kg) ou 2/3 (dos 15 aos 36 kg). Deverá escolher a cadeira auto do grupo adequado ao tamanho do seu filho. Tenha em consideração que todas as crianças deverão viajar no sentido contrário ao da marcha até aos 9 meses de vida. 

 Uma cadeira auto ECE R44 pode também estar em conformidade com o regulamento i-Size? 

Não. A etiqueta laranja indica que a cadeira auto está em conformidade com o regulamento ECE R44 ou com a norma de segurança i-Size. A i-Size oferece um desempenho de segurança superior. 

 O que acontece se a minha cadeira auto para criança não tiver uma etiqueta ECE R44?  

De acordo com a lei, é obrigatório utilizar uma cadeira auto com a etiqueta laranja da norma europeia, indicando a homologação das normas ECE R44/03, ECE R 44/04 ou i-Size (UN R129). É ilegal utilizar uma cadeira auto que não tenha uma destas etiquetas. 

 Observe atentamente o código da cadeira auto R44. Este código deverá ser sucedido de 03 ou 04. Uma cadeira auto fabricada antes de 1995 e homologada de acordo com a norma ECE R44/01 ou R44/02 é atualmente ilegal e a sua utilização ou venda é proibida.  

 

O que indica a etiqueta de homologação R44 sobre a minha cadeira? 

  1. A sua cadeira está em conformidade com a norma europeia de segurança. Atente nos dois últimos dígitos: estes devem terminar em 04 (versão mais recente) ou 03. As versões R44-01 ou 02 são ilegais e a sua venda ou utilização é proibida desde 2008. 

  1. Para a norma ECE R44-04 ou ECE R44-03, existem três tipos de homologação de cadeiras auto: universal, semi-universal e para veículo específico. 'Universal' significa que a sua cadeira está homologada para instalação em todos os automóveis, embora deva sempre verificar se a cadeira pode ser corretamente montada no seu automóvel. Consulte mais abaixo informações mais detalhadas na secção 'Etiqueta de tipo'.* 

  1. Homologação por peso (grupo). Se tiver sido adicionada aqui a letra Y, isso significa que a cadeira auto para criança dispõe de um sistema de arnês de 5 pontos de ancoragem com uma correia entrepernas. 

  1. Indicador europeu de homologação. 

  1. Indica o país em que a homologação foi obtida: 1 = Alemanha 2 = França 3 = Itália 4 = Países Baixos, etc. 

  1. Número de homologação. Os primeiros dois números (04) mostram a versão em que a cadeira para criança foi homologada, neste caso, a versão ECE R 44/04. 

  1. Número exclusivo atribuído especificamente à sua cadeira, para teste e rastreamento. 

  1. Detalhes do produto: semana e ano, neste caso, semana 7 de 2006. 

  1. Número de referência do artigo do fabricante 

  1.  Código EAN 

  1.  Código de barras 

  1.  Nome do fabricante do produto 

 *Etiqueta de tipo 

Existem três tipos de homologação de cadeiras auto: universal, semi-universal e para veículo específico que pode utilizar para determinar se a cadeira auto é indicada para montar no seu automóvel.  

Homologação universal 

Uma etiqueta de homologação universal indica que cadeira é adequada para instalação em todos os automóveis. Caso se trate de uma cadeira auto com ISOFIX, terá de utilizar os pontos de ancoragem ISOFIX do seu automóvel, incluindo a correia superior ou o pé de apoio. Em caso de dúvida, consulte o manual de instruções do seu veículo para confirmar se este está adaptado para "cadeiras auto para criança com ISOFIX Universal". 

Para sua tranquilidade, todas as cadeiras auto Maxi-Cosi dispõem de homologação universal. Consulte a nossa gama.

Homologação semi-universal 

Uma etiqueta de homologação semi-universal indica que cadeira auto é adequada para instalação em quase todos os automóveis. Para sua tranquilidade, consulte a lista de modelos de automóveis do fabricante da cadeira auto para criança. Se a marca e o modelo do seu automóvel constarem da lista, isso significa que pode estar descansado quanto à sua adequação para a cadeira auto. 

Homologação para veículo específico 

Uma cadeira auto para veículo específico é homologada somente para utilização nestes automóveis. O automóvel deverá constar na lista de modelos de automóveis do fabricante da cadeira auto para criança.