Conduzir na gravidez

Tenho que colocar o cinto de segurança, mesmo estando grávida?

O seu primeiro pensamento é garantir a segurança do seu bebé, e a melhor maneira para fazer isso é apertar os cintos de segurança. Os cintos de segurança salvam vidas! Não apertar o cinto faz com que se exponha a enormes riscos, mesmo no caso de viagens curtas e a baixas velocidades.

Antes de a criança nascer e até ao último dia da gravidez, a mãe deve usar sempre o cinto de segurança. É a única forma de garantir a correta proteção do bebé que “transporta” na sua barriga!
A faixa subabdominal do cinto deve ficar bem justa sobre as coxas; a faixa diagonal deverá contornar o abdómen, e ficar bem apoiada a meio do ombro, sem folgas. O cinto bem colocado protege o bebé de eventuais lesões em caso de acidente rodoviário, evitando o embate da barriga contra o tablier ou o volante, distribuindo as forças pelas partes mais resistentes do corpo da mãe: a bacia e o ombro. Se a grávida viajar com o banco do passageiro da frente deverá estar o mais recuado possível.
No último trimestre e caso possa, seria uma boa opção a mãe deixar de conduzir sobretudo automóveis com airbag frontal ativo, pois a sua abertura aumenta o risco de lesões devido à proximidade entre a barriga e o volante.

 

Sugestões:

  • A lei não exime as mulheres grávidas da obrigação de apertar o cinto de segurança. Como posicionar o cinto de segurança? Prenda o cinto de segurança abdominal na posição mais baixa possível, acima dos quadris e sob a barriga.
  • O cinto de segurança abdominal não deve ser posicionado no estômago. Passe o cinto do ombro entre os seios e ao lado da barriga.
  • Não passe o cinto do ombro sobre a barriga, debaixo do braço ou atrás das costas. Se o cinto de segurança for incômodo em contato com o pescoço, reposicione o assento ou o cinto até encontrar uma posição confortável.
  • Se mover o assento, verifique se o espelho retrovisor está sempre na posição correta e se pode alcançar confortavelmente os pedais .
  • Airbag: nunca desative airbags que ofereçam proteção adicional. Lembre-se, no entanto, que os airbags podem tornar-se perigosos em caso de acidente, se não fixar corretamente o cinto de segurança.
  • Recue o banco tanto quanto possível do volante, mas assegure-se de que pode utilizar bem o espelho e alcançar os pedais sem problema.